domingo, 22 de setembro de 2013

Poesia

«OUTONO»
Primeira das quatro partes do poema que Maria Teresa Horta concluiu hoje, 22 de Setembro de 2013, dia do equinócio de Outono.

OUTONO

- I -

Desconfio sempre do outono
ando pelos seus atalhos
observando as rotas que nos levam

até ao frio

Mostrando a queda mosqueada
da folhagem das árvores
da grossura do sol a transformar-se em fio

de gelo quebradiço

Perco-me pelas suas sigilosas
grutas de granizo
que me impedem de hibernar

de emigrar

Partindo de mim mesma
para lugares seculares
de menor desabrigo

até me encontrar

No inverso, no acesso
a um desassossego antigo
onde nunca consigo

defender-me deste frio maior

A gelar a névoa que me habita
a memória, prendendo-me
à correnteza gélida dos rios

Catarse - digo

Enquanto o meu amante
se transfigura, melancólico
e solitário na sua cama álgida

(...)

foto da cronologia de MTH- Página Oficial 

Sem comentários:

Enviar um comentário