domingo, 4 de março de 2018

Universidade do Porto





           O Histórico Edifício da Universidade do Porto, sito na Praça dos Leões tem as suas origens no início do século XIX. Acolheu várias instituições que estiveram na génese da U.Porto e, desde 1911, ano da fundação, albergou, entre outras, a Faculdade de Ciências (1911-2006), a Faculdade de Engenharia (1915-1937), a 1ª Faculdade de Letras (1919), a Faculdade de Economia (1953-1974) e a Reitoria (actualidade). Pelo meio, resistiu a dois incêndios e testemunhou alguns dos momentos mais marcantes da história da Universidade. 
E que memórias guardamos nós dela ? Ainda fui das que a frequentou nas cadeiras de Física e Química Médicas, e também nas de Zoologia e Botânica Médicas. Mas sentia que, todos, dos Professores aos empregados de laboratório, nos consideravam como uns turistas da Faculdade de Medicina, inaptos para coisas de Ciência!
Um dia tive de fazer um trabalho prático, com o telescópio, numa sala com vista para a Tôrre dos Clérigos. Uma vez em frente daquela maquinaria, orientei-o para a Torre, mas, ao contrário e o cálculo deu um disparate. Inabilidade, sem dúvida. Mas o encorajamento não se fez esperar:
- Há-de ir para África caçar elefantes com alfinetes!!!!!
Numa teórica de Física, o Prof Carlos Braga conhecido pelas suas excentricidades, dava umas aulas que não nos interessavam absolutamente nada! Não possuíamos conhecimentos de matemática para o poder acompanhar. Um dia em que me ocupava a ver umas fotografias, voltei-me para trás e em voz sonora, exclamei! 

-Quem é este que está aqui ao meu lado?
Só que o Prof estava calado e o silêncio era absoluto!
-" Se não fosse senhora, mandava-a pastar Saia!........."
A gargalhada que soou foi tão imponente que se deve ter arrependido  do que disse....e não saí.
Há mais, mas fica para depois...


Porto, 4 Março 2018

C C

.

Sem comentários:

Enviar um comentário