quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Schoenberg





                Schoenberg, o "inventor" do dodecafonismo, além  de ser  o maior músico do sec XX, também se dedicou à pintura e integrou o grupo alemão "Cavaleiro Azul"  pensado e criado por Kandinsky.
                 Mas Schoenberg, como é habitual nas pessoas geniais, tinha manias. Tinha medo e terror ao número treze. E por coincidência ou "força oculta", nasceu no dia 13 de Setembro e vivia obcecado com a ideia de que iria morrer quando tivesse 76 anos (7+6=13) quando deu conta que, nesse ano, o dia 13 de Julho era numa Sexta feira. Conta-se que, chegado a esse dia, permaneceu deitado o dia todo. E quando a mulher alguns minutos antes da meia-noite entrou no quarto para, por brincadeira, festejar o fracasso da premunição, ele fitou-a, pronunciou "Harmonia" e então morreu!

A hora da sua morte foi 23:47, 13 minutos antes da meia-noite, numa sexta-feira 13, no seu septuagésimo sexto ano de vida (7+6=13) e com data de nascimento a 13 de Setembro!!!!!!

C C


.

1 comentário:

  1. «Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay».

    Uma faceta curiosa de Schönberg era a sua admiração pela música de Johann Strauss, que estava nos antípodas da sua própria música. Afinal de contas, ele também era vienense. Com efeito, por incrível que pareça, Schönberg fez adaptações de diversas valsas de Strauss para pequenos conjuntos instrumentais. Quem diria? Seja como for, Schönberg foi um génio que marcou um século inteiro. Não se pode falar na música do século XX sem lhe fazer referência.

    Obrigado por me dar a ouvir música de Schönberg.

    ResponderEliminar