sexta-feira, 15 de dezembro de 2017




A propósito da "Dama com Arminho"
 
 Obra de Leonardo Da Vinci. 1492-Renasimento
 Óleo sobre madeira  54cm x 40cm   Museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia 


                 O retrato foi pintado quando Cecilia Gallerani, a modelo da obra, era  amante de Ludovico Sforza, duque de Milão, e nessa época Leonardo estava ao serviço do Duque. Cecilia Gallerani teria 17 anos quando foi pintada;  não era rica nem nobre  mas  era famosa pela sua beleza e cultura; pintava  e era amante de poesia!
                O "arminho" tem merecido várias interpretações. A de pureza, pois 
  o animal prefere deixar-se capturar por caçadores, a refugiar-se  num covil sujo, para não manchar a sua pureza. Mas também Gallerani deu à luz um filho reconhecido por Lodovico  e na cultura do Renascimento italiano, havia uma associação entre doninhas e gravidez sendo possível que o animal seja um símbolo da gravidez de Cecilia e não da pureza. Por outro lado, Ludovico  tinha recebido a Ordem do Arminho em 1488 e  usava-a como um emblema pessoal.
              O que é certo é que, estudos recentes, revelam que inicialmente a pintura não apresentava o arminho.  Foi pintado posteriormente com um arranjo das roupas e outra colocação da mão;  noutra intervenção,  o arminho foi alterado e pintado de cor branca.
Leonardo dificilmente dava as obras por acabadas

 
*****

              A pintura foi adquirida na Itália pelo príncipe Adam Jerzy Czartoryski para oferecer a sua mãe, a Princesa Czartoryska .  No entanto, antes da invasão do exército russo em 1830, a Princesa escondeu-o, e em seguida  enviou-o para Dresden e daí para o lugar de exílio dos Czartoryski em Paris, o Hôtel Lambert. Foi devolvido a Cracóvia em 1882. Em 1939, após a ocupação alemã da Polônia,  foi apreendido pelas nazis e enviado para o Museu Kaiser Friedrich em Berlim. Em 1940, o nazi Hans Frank, governador-geral da Polónia, solicitou a sua devolução para  Cracóvia, para decorar o seu escritório.
Eram brutos, mas tinham bom gosto!
No final da Segunda Guerra Mundial, foi descoberto por tropas aliadas na casa de campo de Frank na Baviera. Então foi devolvido à Polônia, para o Museu Czartoryski em Cracóvia, onde pode ser visto  depois de um período de restauro.


!5 de Dezembro, 2017

CC



.



Sem comentários:

Enviar um comentário