segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marcel Duchamp



Marcel Duchampanhe (Blainville-Crevon, 16 de maio de 1882 — 2 de outubro de 1968, Nova York (EUA) , foi um pintor, escultor e poeta  francês. A partir de 1955 passou a viver em Nova York.

Como pintor  produziu quadros de inegável valor para a formação da pintura abstracta. No entanto, foi como escultor que Duchamp  atingiu  maior fama.
É um dos precursores da arte conceptual e criou a ideia dos "ready made" como objecto de arte. O conceito de "ready made" tem a ver com a utilização de elementos do uso quotidiano como sendo obras de arte. Esse conceito está representado na célebre Fonte que foi apresentada para figurar entre as obras de um concurso de arte promovido nos Estados Unidos. A escultura foi rejeitada pelo júri, uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de trabalho artístico.

A Fonte

 Bottle Rack


 Roda de bicicleta

Nu descendo as escadas

Duchamp lançou na cena artística nova-iorquina a figura de Madame Rrose Sélavy  uma artista dotada de profunda ironia, bem como de uma paixão por trocadilhos (evidentemente, aspectos oriundos da personalidade do próprio Duchamp).

Duchamp travestido de Rrose Sélavy. Foto de Man Ray (1921).




Duchamp teve uma vida boémia e era,  um exímio jogador de xadrez. Também se dedicou ao estudo da "quarta dimensão".  Os Rotoreliefs, discos coloridos que, quando girados com extrema rapidez, produzem efeitos óticos, foram outras  das muitas pesquisas que fez.
No cinema  também fez algumas experiências:
                             



Duchamp deixou um legado importante para  experimentações das correntes artísticas subsequentes, tais como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo abstracto, a Arte conceptual, entre outros.

 (.imagens extraídas da net)

1 comentário:

  1. preciso para um trabalho escola ,
    qual o valor da obra "Roda de Bicicleta" , de Duchamp ?

    ResponderEliminar