Regressar ao ponto de partida
sábado, 12 de novembro de 2022
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
11 de Novembro
A festa de S. Martinho
verde e o meu Pai que não bebia vinho, era o enólogo. E fazia-o com tal competência que o mercado
lhe foi sempre fiel, bem como a roda de amigos que por lá passava. E assim, no dia 11 de Novembro,
com o ritual que o gesto requeria, o meu Pai descia à adega, empoleirava-se nos toneis, aspirava o vinho
tinto para uma caneca de barro branco vidrado, rodopiava-o, cheirava, observava a cor a espessura e sei
lá mais o quê e no final saíam as recomendações necessárias! Era um fenómeno, uma vez que a
qualidade nunca o desmentiu!
Sempre me impressionou esta objectividade, cheia de segurança.
Também se comiam castanhas mas a produção era pequena e o interesse por elas também.
Infelizmente já nada se pode repetir!
Escrevo para que se não apague da memória.
CC
.
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
CONSIDERANDO:
1- Afastei-me do Blog com dedicação por inteiro ao Facebook .
Escrita corrente, conversa fluida....
Nada me pesa na consciência; mas, já não são da mesma opinião os moralistas que regem o lucrativo Face.
E, por isso, me têm vindo sucessivamente a restringir a minha actividade o que, para quem viveu a ditadura, sempre admoestada com o lápis azul, se torna desconfortável.
Então lembrei-me do meu querido Blog que nunca me deu dissabores e está sempre pronto a receber-me...
Continuar com o Blog é o que me proponho fazer.
terça-feira, 17 de maio de 2022
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
A 29 de setembro de 1571,
nascia em Milão, um dos maiores pintores de todos os tempos:
Michelangelo Merisi da Caravagio
De todas as suas obras, gosto de todas, a que mais me toca é
NOSSA SENHORA DOS PEREGRINOS
Igreja Santo Agostinho em Roma
Mas há mais
FLAGELAÇÃO DE CRISTO (1607)
Museo di Capodimonte - Nápoles
O quadro pode ser visto no Louvre.
O Tenebrismo de Caravagio não se limita ao claro/escuro já iniciado por Da Vinci. É uma discussão entre o divino e o profano. E em Nossa Senhora dos Peregrinos as coisas passam-se nessa fronteira; entre dois mundos representados pela virgem dum lado e os peregrinos do outro. E então o que vemos é a Virgem num admirável equilíbrio de posicionamento dos pés, elegantíssimo, que ao mesmo tempo nos dá uma imagem de desequilíbrio e a coloca mais do lado de fora da porta, do lado de cá, do lado dos peregrinos. Mas os peregrinos, figuras populares que Caravagio sempre escolhia, ocupam um grande plano dando evidência aos pés calejados e sujos; isso nunca foi motivo religioso e a verdade é que os "poderes religiosos" à época a quiseram interditar.
A provocação desta obra é que quem quiser procurar o divino, só o encontra através da criatura humana.
Aqui há pouco espaço para discutir Caravagio.
"Mas quando o Cardeal Del Monte o levou para casa, o Palácio Madama, lhe deu um salário e o apresentou na alta sociedade romana, tudo mudou. Peraí, tudo não, pois o nosso pintor continuou na mesma: prostitutas, bebedeiras, brigas e um currículo de boletins de ocorrência na polícia, "invejável". É deste período a maravilhosa “Madonna dei Pellegrini”, retrato de sua amiga Lena com seu filho de três anos.(Wikipédia)
Porto/29 Setembro 2021
CC
.