A 29 de setembro de 1571,
nascia em Milão, um dos maiores pintores de todos os tempos:
Michelangelo Merisi da Caravagio
De todas as suas obras, gosto de todas, a que mais me toca é
NOSSA SENHORA DOS PEREGRINOS
Igreja Santo Agostinho em Roma
Mas há mais
FLAGELAÇÃO DE CRISTO (1607)
Museo di Capodimonte - Nápoles
O quadro pode ser visto no Louvre.
O Tenebrismo de Caravagio não se limita ao claro/escuro já iniciado por Da Vinci. É uma discussão entre o divino e o profano. E em Nossa Senhora dos Peregrinos as coisas passam-se nessa fronteira; entre dois mundos representados pela virgem dum lado e os peregrinos do outro. E então o que vemos é a Virgem num admirável equilíbrio de posicionamento dos pés, elegantíssimo, que ao mesmo tempo nos dá uma imagem de desequilíbrio e a coloca mais do lado de fora da porta, do lado de cá, do lado dos peregrinos. Mas os peregrinos, figuras populares que Caravagio sempre escolhia, ocupam um grande plano dando evidência aos pés calejados e sujos; isso nunca foi motivo religioso e a verdade é que os "poderes religiosos" à época a quiseram interditar.
A provocação desta obra é que quem quiser procurar o divino, só o encontra através da criatura humana.
Aqui há pouco espaço para discutir Caravagio.
"Mas quando o Cardeal Del Monte o levou para casa, o Palácio Madama, lhe deu um salário e o apresentou na alta sociedade romana, tudo mudou. Peraí, tudo não, pois o nosso pintor continuou na mesma: prostitutas, bebedeiras, brigas e um currículo de boletins de ocorrência na polícia, "invejável". É deste período a maravilhosa “Madonna dei Pellegrini”, retrato de sua amiga Lena com seu filho de três anos.(Wikipédia)
Porto/29 Setembro 2021
CC
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