domingo, 3 de janeiro de 2010
Tarde
Tarde lluviosa en gris cansado,
y sigue el caminar.
Los árboles marchitos.
Mi cuarto, solitário.
Y los retratos viejos
y el libro sin cortar...
Chorrea la tristeza por los muebles
y por mi alma.
Quizá,
no tenga para mi Naturaleza
el pecho de cristal.
Y me duele la carne del corazón
y la carne del alma.
Y al hablar,
se quedan mis palabras en el aire
como corchos sobre agua.
Solo por tus ojos
sufro yo este mal,
tristezas de antaño
y las que vendrán.
Tarde lluviosa en gris cansado,
y sigue el caminar .
.
Garcia Lorca,1919
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
A Grande Final
Estes são os burros concorrentes do tão disputado Concurso de Natal 2009 da Barbearia do Senhor Luís. Mesmo sem ter pedido permissão para isso, atrevo-me a publicá-los porque considero uma colecção muito gira.É claro que o meu burro ficou em primeiro lugar, ou não fosse o mais elegante e bem parecido. Mas o tão badalado prémio fantástico anunciado, não sei por onde anda.
Mas há mais. O Magnífico Júri, atropelando as regras mais elementares destes concursos, arranjou maneira de todos ficarem em primeiro lugar!... É claro que assim não há prémios que cheguem...
Mas eu não sou invejosa e, um primeiro prémio, mesmo partilhado, é qualquer coisa de muito importante e dá muita categoria!
Foi a primeira vez que me meti nestas confusões, e diverti-me. Aguardo o próximo, que por mim poderia ser para o Carnaval; só que o Sr. Barbeiro parece que se cansou...
Renovo os votos de um óptimo Natal, e quanto ao Ano Novo, logo se verá...mas palpita-me que vai ser um nadinha melhor do que o que tem sido. Já vai sendo tempo.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
CONCURSO 2009 OS BURROS DO PRESÉPIO
para a Barbearia do Senhor Luís

Este burro apresenta-se elegante e escovado,vaidoso até, de frondosas sobrancelhas e focinho alvo, a pedir mesmo que o deixem figurar no Presépio; e promete bafejar com hálito fresco e bem cheiroso o recém-nascido Menino.
É mesmo para ganhar.
Sr. Barbeiro, espero ter sorte. Convidou-me, e eu cá estou.

Este burro apresenta-se elegante e escovado,vaidoso até, de frondosas sobrancelhas e focinho alvo, a pedir mesmo que o deixem figurar no Presépio; e promete bafejar com hálito fresco e bem cheiroso o recém-nascido Menino.
É mesmo para ganhar.
Sr. Barbeiro, espero ter sorte. Convidou-me, e eu cá estou.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Recordar Ary dos Santos

Desbaratamos deuses, procurando
Um que nos satisfaça ou justifique.
Desbaratamos esperança, imaginando
Uma causa maior que nos explique.
Pensando nos secamos e perdemos
Esta força selvagem e secreta,
Esta semente agreste que trazemos
E gera heróis e homens e poetas.
Pois deuses somos nós. Deuses do fogo
Malhando-nos a carne, até que em brasa
Nossos sexos furiosos se confundam,
Nossos corpos pensantes se entrelacem
E sangue, raiva, desespero ou asa,
Os filhos que tivermos forem nossos.
Ary dos Santos, in 'Liturgia do Sangue'
terça-feira, 10 de novembro de 2009
No dia de anos do Jorge
A FLOR TEM LINGUAGEM DE QUE A SUA SEMENTE NÃO FALA
A flor tem linguagem de que a sua semente não fala
A raiz não parece dar aquele fruto
Não parece que a flor e a semente sejam da mesma linguagem
Retirada a linguagem
A semente é igual a flor
A flor igual a fruto
Fruto igual a semente
Destino igual a devir.
E era o que se pedia: igual.
Almada Negreiros
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
As minhas histórias II
A Nascente do Alviela e os Morcegos
A nascente do ALVIELA é uma das mais profundas do mundo e está localmente associada com um complexo de grutas que representa o fenómeno cársico fluvial mais significativo de Portugal. Situada no concelho de Alcanena, é um local que se recomenda visitar.
Foi o que fiz. E ao penetrar no «santuário» dos morcegos cavernícolas que lá existe,( o Quiroptário) falou-se das velhas histórias que ao longo dos tempos se contam sobre os morcegos. E a minha memória imediatamente me fez lembrar, o morcego que durante as noites quentes de verão, na minha infância, entrava pela janela do quarto que era obrigatório manter aberta.
O morcego em voo rápido, percorria o quarto e saía.
- O morcego é um «rato com asas», mas é bom para comer os «trompeteiros», não faz mal. Dizia-me a Ana, empregada lá de casa desde os meus 3 anos e que lá permaneceu.........Ela sabia coisas!...e eu acreditava, mas sempre tapava a cara com a dobra do lençol, espreitando com os olhos bem abertos até o ver sair.
No quiroptário aprendi que os morcegos comem 600 mosquitos/minuto. Seria então por isso, que o tal morcego entrava e saía rápido.
.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
2 de Novembro
Hoje, dia 2 de Novembro, o meu Pai fazia anos.
Etiquetas:
dia de anos,
Homenagem,
Isaac Stern,
Itzhak Perlman,
J.S.Bach
Subscrever:
Mensagens (Atom)
