quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Garzón foi condenado.

El Supremo inhabilita once años a Garzón por el 'caso de las escuchas'

  • La decisión ha sido tomada por unanimidad por los siete jueces de la sala
  • La sentencia implica la pérdida definitiva del cargo que ostenta
  • El magistrado deberá pagar además una multa de 2.520 euros
  • Estaba acusado de prevaricación y vulneración del derecho de defensa de los acusados
Garzon chega ao Tribunal

A sentença implica a perda definitiva do seu cargo, o que é extremamente grave, se pensarmos que Garzón tinha em mãos a investigação dos crimes praticados durante o fascismo. A acusação incidia sobre as alegadas escutas da responsabilidade de Garzón, entre os detidos e os seus advogados.
Os magistrados argumentaram que, os factos provados, não indiciavam qualquer suspeita sobre o aproveitamento por parte dos detidos e o exercício da defesa, no sentido de cometerem novos delitos.
Consideraram também que, Garzón substituiu"el imperio de la ley por un acto contrario de mero voluntarismo"; e que isso "sólo se encuentran en los regímenes totalitarios".
Branqueamento dos crimes fascistas? A maioria dos espanhóis que se manifesta nas ruas, nas redes sociais e mais ou menos por todas as formas e que nos chegam através da imprensa, dizem que sim.
Extremamente perigoso que assim seja; é sobretudo um ultraje assistir à condenação de quem luta pela justiça e pela liberdade, da forma como Garzón o tem feito.

foto e citações do El País
.




Sem comentários:

Enviar um comentário